Voltar à página principal Adicionar este site aos Meus Favoritos Entre em contato conosco! Nossa agenda
PRINCIPAL
APRESENTAÇÃO
DIRETORIA
CONVENÇÃO COLETIVA
SERVIÇOS
GUIAS ON LINE
SAÚDE DO TRABALHO
CADASTRO
NOVIDADES
CONTATO
Adicionar este site aos Meus Favoritos
Florianopolis, 28/08/16 

Empossada a nova Diretoria do SINDILOJAS para o período de 01-01-2011 a 31-12-2014
Data: 22-11-2010

No último dia 19/11 foi empossada a nova diretoria do SINDILOJAS, eleita para o período de 01-01-2010 a 31-12-2014.

A solenidade contou com a presença de Diretores e Empresários Associados da entidade.

A nova Diretoria do SINDILOJAS está assim representada:

PRESIDENTE: Hamilton Adriano
VICE-PRESIDENTE: Paulino de Melo Wagner
1º SECRETÁRIO: Marcelo May Philippi
2º SECRETÁRIO: Vitor Mário Zanetti
1º TESOUREIRO: André Berkembrock
2º TESOUREIRO: Osmar Silveira

SUPLENTES: Carlos Eugênio Koerich, Itamar José da Silva e José Gilberto Quevedo.

CONSELHO FISCAL:
Efetivos: Aldo Silva, Afonso dos Santos e Daniel Mayer
Suplentes: Odorico Durieux, Mário Schappo, Carlos Alberto Pereira Oliveira e Henrique G. Koettker Jr.

DELEGADOS REPRESENTANTES NA FECOMÉRCIO:
Efetivo: Marcelo May Philippi
Suplente: Afonso dos Santos

DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE DO SINDILOJAS (2011/2014)

Hoje é um dia festivo para o Sindilojas da Região Metropolitana de Florianópolis, pois estamos empossando a nova Diretoria que conduzirá os destinos do Sindicato por mais 4 anos.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os Diretores que auxiliaram esta presidência durante o último mandato, seja participando das reuniões de Diretoria e das Assembléias, seja prestigiando os serviços oferecidos pelo Sindilojas, ou mesmo, apoiando nossas atividades sindicais.

Não poderia deixar de agradecer também a todos os colaboradores do Sindilojas, que com seus esforços contribuíram para o crescimento do sindicato.

Nos últimos 8 anos convivemos num Brasil dominado pelos movimentos sindicais de trabalhadores.

Durante o governo Lula percebemos que os sindicatos laborais e centrais sindicais ganharam muita força nas decisões de governo.

Agora, passadas as eleições, sabemos que teremos pelo menos mais 4 anos de governo trabalhista pela frente.

Por isso, o movimento sindical patronal não pode ficar parado. Temos que nos unir e fortalecer a estrutura do sindicato. Precisamos do apoio e da confiança da classe empresarial para podermos enfrentar essa realidade política do País.

O Sindilojas representa mais de 30.000 empresas nos 17 municípios da Região Metropolitana de Florianópolis que compõe a sua base territorial.

O Comércio é o maior gerador de empregos de nossa região e, por isso, temos que oferecer condições para o pleno exercício da atividade empresarial, buscando sempre o equilíbrio entre capital e trabalho, a garantia da livre concorrência, o equilíbrio nas relações de consumo, combater a concorrência desleal e as leis que prejudicam o Comércio.

A negociação coletiva é o nosso principal instrumento para harmonizar as relações de trabalho. É através das Convenções Coletivas de Trabalho que conseguimos garantir o pleno funcionamento das empresas comerciais.

Com nosso serviço de segurança e medicina do trabalho, conseguimos disponibilizar, em condições acessíveis às empresas, a necessária orientação e proteção contra as doenças ocupacionais. A conscientização das empresas nessa área é de suma importância, para evitar que indenizações trabalhistas inviabilizem os negócios.

Nosso departamento jurídico oferece serviço especializado nas causas empresariais e sindicais, prestando orientação e suporte às empresas e ao sindicato. É de suma importância que uma instituição como o Sindilojas possua um departamento jurídico eficiente e capaz de atender as demandas que surgem.

Nossa meta é ampliar e desenvolver novos serviços para apoio às empresas. A prestação de serviços é a nossa vocação.

Houveram fatos que marcaram nossa gestão passada, os quais considero importante hoje destacar:

06/09/1996 – Início da prestação de serviços na área da Medicina Ocupacional. Um ano mais tarde, iniciamos a implantação dos Programas PPRA, PCMSO e LTCAT. Atualmente atendemos em média 1.000 consultas médicas por mês e possuímos cerca de 1.000 empresas com Programas implantados. Ainda há muito que fazer nessa área.

Março/2002 – Extensão da base territorial do Sindilojas para mais 13 municípios da Região Metropolitana de Florianópolis, tornado-o o maior sindicato do Comércio do Estado e o quarto do País.

15/03/2002 – Instalação do Sindilojas em São José e extensão dos serviços para os comerciantes daquele município.

Abril/2002 – Propusemos Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei municipal de Florianópolis que condicionava o funcionamento do comércio em horários especiais, ao prévio acordo com a classe laboral. A ação foi julgada procedente.

01/06/2006 – Implantação do novo sistema de Gerenciamento Sindical e Serviço de medicina Ocupacional, desenvolvido dentro do Sindilojas.

Maio/2007 – TRT/SC julgou recurso do Sindilojas, cancelando o registro do Sindicato das Micro e Pequenas empresas que havia invadido a base territorial do Sindilojas.

Setembro/2007 – Negociação de cláusula convencional permitindo o trabalho em feriados para o comércio lojista estabelecido nos Shopping’s Center’s, favorecendo mais de 2.000 empresas.

Setembro/2008 – Conciliamos com a FECESC o Dissídio Coletivo de Santo Amaro da Imperatriz.
11/03/2010 – Instalação do Sindilojas em Palhoça e extensão dos serviços para os comerciantes daquele município e região.

Maio/2010 – Ajuizamento de Mandado de Segurança Coletivo contra a incidência de contribuições previdenciárias patronal sobre os valores pagos a título de auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-creche, licença remunerada, salário-maternidade, férias e adicional de férias.

Novembro/2010 – Ajuizamos Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra as Leis Municipais de Florianópolis e São José que criaram o feriado no dia 20/11 “Dia da Consciência Negra”. Foram deferidas as liminares suspendendo os feriados. Esse fato em especial proporcionou uma grande projeção e reconhecimento do nosso Sindicato.

Como podem perceber, nossa responsabilidade é muito grande. E por isso, temos que fortalecer ainda mais o Sindicato, que é a mais legítima entidade empresarial.

Acredito que estamos no caminho certo.

Continuidade significa confiabilidade.

Conto com a colaboração dessa nova Diretoria empossada, para que juntos consigamos continuar enfrentando os problemas que afetam o Comércio Varejista.

Hamilton Adriano

Voltar à página de novidades

 


Website produzido por ESaude.com