Voltar à página principal Adicionar este site aos Meus Favoritos Entre em contato conosco! Nossa agenda
Adicionar este site aos Meus Favoritos
Florianopolis, 23/09/14 

Empossada a nova Diretoria do SINDILOJAS para o período de 01-01-2011 a 31-12-2014
Data: 22-11-2010

No último dia 19/11 foi empossada a nova diretoria do SINDILOJAS, eleita para o período de 01-01-2010 a 31-12-2014.

A solenidade contou com a presença de Diretores e Empresários Associados da entidade.

A nova Diretoria do SINDILOJAS está assim representada:

PRESIDENTE: Hamilton Adriano
VICE-PRESIDENTE: Paulino de Melo Wagner
1º SECRETÁRIO: Marcelo May Philippi
2º SECRETÁRIO: Vitor Mário Zanetti
1º TESOUREIRO: André Berkembrock
2º TESOUREIRO: Osmar Silveira

SUPLENTES: Carlos Eugênio Koerich, Itamar José da Silva e José Gilberto Quevedo.

CONSELHO FISCAL:
Efetivos: Aldo Silva, Afonso dos Santos e Daniel Mayer
Suplentes: Odorico Durieux, Mário Schappo, Carlos Alberto Pereira Oliveira e Henrique G. Koettker Jr.

DELEGADOS REPRESENTANTES NA FECOMÉRCIO:
Efetivo: Marcelo May Philippi
Suplente: Afonso dos Santos

DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE DO SINDILOJAS (2011/2014)

Hoje é um dia festivo para o Sindilojas da Região Metropolitana de Florianópolis, pois estamos empossando a nova Diretoria que conduzirá os destinos do Sindicato por mais 4 anos.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os Diretores que auxiliaram esta presidência durante o último mandato, seja participando das reuniões de Diretoria e das Assembléias, seja prestigiando os serviços oferecidos pelo Sindilojas, ou mesmo, apoiando nossas atividades sindicais.

Não poderia deixar de agradecer também a todos os colaboradores do Sindilojas, que com seus esforços contribuíram para o crescimento do sindicato.

Nos últimos 8 anos convivemos num Brasil dominado pelos movimentos sindicais de trabalhadores.

Durante o governo Lula percebemos que os sindicatos laborais e centrais sindicais ganharam muita força nas decisões de governo.

Agora, passadas as eleições, sabemos que teremos pelo menos mais 4 anos de governo trabalhista pela frente.

Por isso, o movimento sindical patronal não pode ficar parado. Temos que nos unir e fortalecer a estrutura do sindicato. Precisamos do apoio e da confiança da classe empresarial para podermos enfrentar essa realidade política do País.

O Sindilojas representa mais de 30.000 empresas nos 17 municípios da Região Metropolitana de Florianópolis que compõe a sua base territorial.

O Comércio é o maior gerador de empregos de nossa região e, por isso, temos que oferecer condições para o pleno exercício da atividade empresarial, buscando sempre o equilíbrio entre capital e trabalho, a garantia da livre concorrência, o equilíbrio nas relações de consumo, combater a concorrência desleal e as leis que prejudicam o Comércio.

A negociação coletiva é o nosso principal instrumento para harmonizar as relações de trabalho. É através das Convenções Coletivas de Trabalho que conseguimos garantir o pleno funcionamento das empresas comerciais.

Com nosso serviço de segurança e medicina do trabalho, conseguimos disponibilizar, em condições acessíveis às empresas, a necessária orientação e proteção contra as doenças ocupacionais. A conscientização das empresas nessa área é de suma importância, para evitar que indenizações trabalhistas inviabilizem os negócios.

Nosso departamento jurídico oferece serviço especializado nas causas empresariais e sindicais, prestando orientação e suporte às empresas e ao sindicato. É de suma importância que uma instituição como o Sindilojas possua um departamento jurídico eficiente e capaz de atender as demandas que surgem.

Nossa meta é ampliar e desenvolver novos serviços para apoio às empresas. A prestação de serviços é a nossa vocação.

Houveram fatos que marcaram nossa gestão passada, os quais considero importante hoje destacar:

06/09/1996 – Início da prestação de serviços na área da Medicina Ocupacional. Um ano mais tarde, iniciamos a implantação dos Programas PPRA, PCMSO e LTCAT. Atualmente atendemos em média 1.000 consultas médicas por mês e possuímos cerca de 1.000 empresas com Programas implantados. Ainda há muito que fazer nessa área.

Março/2002 – Extensão da base territorial do Sindilojas para mais 13 municípios da Região Metropolitana de Florianópolis, tornado-o o maior sindicato do Comércio do Estado e o quarto do País.

15/03/2002 – Instalação do Sindilojas em São José e extensão dos serviços para os comerciantes daquele município.

Abril/2002 – Propusemos Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei municipal de Florianópolis que condicionava o funcionamento do comércio em horários especiais, ao prévio acordo com a classe laboral. A ação foi julgada procedente.

01/06/2006 – Implantação do novo sistema de Gerenciamento Sindical e Serviço de medicina Ocupacional, desenvolvido dentro do Sindilojas.

Maio/2007 – TRT/SC julgou recurso do Sindilojas, cancelando o registro do Sindicato das Micro e Pequenas empresas que havia invadido a base territorial do Sindilojas.

Setembro/2007 – Negociação de cláusula convencional permitindo o trabalho em feriados para o comércio lojista estabelecido nos Shopping’s Center’s, favorecendo mais de 2.000 empresas.

Setembro/2008 – Conciliamos com a FECESC o Dissídio Coletivo de Santo Amaro da Imperatriz.
11/03/2010 – Instalação do Sindilojas em Palhoça e extensão dos serviços para os comerciantes daquele município e região.

Maio/2010 – Ajuizamento de Mandado de Segurança Coletivo contra a incidência de contribuições previdenciárias patronal sobre os valores pagos a título de auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-creche, licença remunerada, salário-maternidade, férias e adicional de férias.

Novembro/2010 – Ajuizamos Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra as Leis Municipais de Florianópolis e São José que criaram o feriado no dia 20/11 “Dia da Consciência Negra”. Foram deferidas as liminares suspendendo os feriados. Esse fato em especial proporcionou uma grande projeção e reconhecimento do nosso Sindicato.

Como podem perceber, nossa responsabilidade é muito grande. E por isso, temos que fortalecer ainda mais o Sindicato, que é a mais legítima entidade empresarial.

Acredito que estamos no caminho certo.

Continuidade significa confiabilidade.

Conto com a colaboração dessa nova Diretoria empossada, para que juntos consigamos continuar enfrentando os problemas que afetam o Comércio Varejista.

Hamilton Adriano

Voltar à página de novidades

 


Website produzido por ESaude.com