Tempo de leitura: 2 minutos

Projeto da Prefeitura da Capital visa tornar passeios mais agradáveis, seguros e acessíveis

Levando em consideração a perspectiva de que as calçadas precisam garantir a segurança dos pedestres, acessibilidade e mobilidade, além de serem espaços agradáveis de convivência e de passagem, a Prefeitura de Florianópolis lançou em novembro o Projeto Mais Pedestres.

Segundo estudo apresentado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), para que deem a oportunidade para todos – idosos, crianças, pessoas com deficiência e animais de estimação conduzidos por seus donos –, as calçadas devem ter largura maior do que seis metros. Assim, poderão ter bancos, floreiras, lixeiras pisos táteis, espaços para circulação, além de entradas adequadas para edifícios e lojas e arborização/gramado.

Tomando como exemplo as calçadas de cidades do Exterior, a Avenida Othon da Gama D’Eça, em Florianópolis, está passando por um processo de alargamento dos passeios. Isso também já foi feito na Rua Esteves Junior, e em breve deve tomar ainda mais ruas da Capital. “As calçadas mais largas valorizam os pedestres, aumentam a possibilidade de as pessoas interagirem com outros passantes e com o comércio local, além de proporciona que turistas e população local apreciem e conheçam melhor a cidade e seus costumes”, ressalta Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região.