Tempo de leitura: < 1 minuto

O Decreto nº 21.459, de 17 de abril de 2020, do prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, que autoriza no município as atividades do comércio de rua em geral, traz novas esperanças para os comerciantes da Capital.
O comércio de rua de Florianópolis reabrirá suas portas na próxima segunda-feira (20) com um rígido protocolo de segurança sanitária e, por certo, terá outras dificuldades, porque a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros, que transportam nossos colaboradores e consumidores, tem previsão de retorno somente no dia 30 de abril.

Para que não tenhamos que voltar a fechar nossas portas, é fundamental que todos os comerciantes cumpram as novas normas sanitárias de funcionamento, assim como é fundamental que toda a população continue praticando as orientações de comportamento social, como a higiene das mãos, o distanciamento social, o uso de máscaras, dentre outras.

O Sindilojas de Florianópolis e Região considera muito importante que esse passo a frente tenha sido dado, pois a capacidade econômica das empresas do comércio está se esgotando e muitos trabalhadores já perderam seus empregos.

Precisamos nos recuperar! Para tanto, é fundamental continuar avançando em protocolos que também permitam o funcionamento de shopping centers, transporte coletivo e de outros setores da economia, sempre assegurando a segurança dos profissionais e da população em geral.

Mas os desafios não param por aí. Precisamos continuar buscando formas conscientes e equilibradas de recuperar os prejuízos econômicos e sociais, para que nossas vidas voltem à normalidade.

Nesta nova fase temos que reforçar nosso espírito de solidariedade e comprometimento coletivos para, juntos, superarmos os enormes desafios trazidos pela pandemia da Covid-19.

Vamos em frente, mas sigamos em alerta máximo para não perdermos essa batalha!

Paulino de Melo Wagner
Presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região