
O mês de julho já encerrou e com ele o segundo semestre também. E para o varejo os próximos seis meses são decisivos, especialmente por conta de datas estratégicas como Dia dos Pais, Dia das Crianças em outubro, Black Friday em novembro e, claro, o esperado Natal. Esse período representa, para grande parte dos varejistas, o período de maior faturamento do ano e pode ser a diferença entre fechar a temporada no azul ou no vermelho. Mas, para colher bons resultados, não dá para improvisar. O sucesso nas vendas sazonais começa muito antes da vitrine montada ou das promoções anunciadas, e devem ser muitas nos próximos meses. Ele nasce no planejamento, na gestão de estoque e na capacidade do varejista de antecipar o comportamento do consumidor.
Pesquisa da Fecomércio-SC revela que o gasto médio previsto pelos consumidores é de R$ 240,90 por pessoa — o maior valor da série histórica iniciada em 2018. O crescimento em relação ao ano passado é de 4,2% em termos nominais, impulsionado pela confiança do consumidor e pelo bom momento do mercado de trabalho no Estado.
Para Marcelo May Philippi, presidente do Sindilojas, “a data representa mais do que uma simples oportunidade de vendas para o comércio é o início do movimento do segundo semestre, um termômetro para balizar nosso planejamento até dezembro de 2025”, promoções e vitrines carregadas de sugestões fazem parte deste momento, experiências com pais e filhos nas lojas, poderão render bons resultados.
Marcelo conclui, que a oportunidade para o comércio se aproximar das pessoas e fortalecer laços com seus clientes e fidelizá-los para as próximas vendas.
Os itens mais procurados segundo a pesquisa, são vestuário (60,5%), seguido por perfumes e cosméticos (15,2%) e calçados (13%). A maioria dos consumidores deve realizar as compras na semana da data, mas a pesquisa mostra também um crescimento na antecipação das compras, o que indica maior planejamento por parte dos catarinenses.