
A Black Friday é uma oportunidade de venda importante para o comércio, pois impulsiona o faturamento e atrai novos clientes com promoções e descontos. Essa frase é tão verdadeira que já temos prévias de Black Friday já em outubro. Ainda para aproveitar melhor, o varejo precisa de planejamento estratégico, comunicação eficaz, ofertas atrativas, experiência de compra positiva e flexibilidade de pagamentos. O evento, que é amplamente conhecido pelos consumidores brasileiros, pode ser estendido para toda a semana da Black Friday.
Apresentamos aqui umas dicas e estratégias para aproveitar melhor a sua Black Friday:
- Planejamento estratégico: Comece o planejamento com antecedência, revise dados de anos anteriores e ajuste o estoque para ter quantidades estratégicas de produtos, evitando excesso ou falta, ainda dá tempo…
- Comunicação eficaz: Utilize múltiplos canais (redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp) para alcançar mais clientes, garantindo que a mensagem seja coerente e alinhada à identidade da marca.
- Ofertas atrativas: Crie promoções com descontos reais, analise os preços dos concorrentes e considere ofertas exclusivas para novos clientes ou frete grátis para incentivar a compra na sua loja.
- Experiência de compra: Garanta que o site ou loja física ofereça uma experiência de compra fluida, rápida e com atendimento ao cliente eficiente para aumentar as conversões e a fidelização.
- Flexibilidade no pagamento: Ofereça diferentes opções de pagamento, como parcelamento via Pix, para atender às necessidades dos consumidores e facilitar o processo de compra.
- Senso de urgência: Crie ações que incentivem a compra imediata, como promoções por tempo limitado ou estoques reduzidos para a data.
- Foco no pós-venda: Invista no relacionamento com o cliente após a compra, o que ajuda a construir confiança e incentiva que ele volte a comprar futuramente.
“Eventos e promoções como a Black Friday incentivam e criam boas oportunidades de vendas, como varejistas que somos, é importante trazer sempre aos consumidores as melhores ofertas, quer sejam em ótimas oportunidades de produtos, como os melhores preços, uma combinação perfeita, que resulta em boas vendas”, comenta o presidente do Sindilojas, Marcelo May Philippi.
