Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisa da Fecomércio SC trouxe boas notícias para os comerciantes no Estado, que se preparam para a semana final das vendas do Dia dos Pais.


A comemoração deste ano será no dia 13 de agosto. Então, como oito em cada 10 interessados deixarão para fazer as compras na última semana, preparem-se, pois haverá muita movimentação no varejo de Santa Catarina.


As novidades sobre a data saem em paralelo a outro dado positivo para o setor: a Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) cresceu novamente em julho, com alta de 2,4% em relação ao mês anterior.


Duas pesquisas de âmbito nacional já demonstraram que os brasileiros têm um alto interesse em presentear seus pais nesta data. Por exemplo, a Opinion Box, em parceria com a Wake, indicou que 64% dos entrevistados pretendem comprar na data. Já uma pesquisa projetada pela Rede Globo coloca esse percentual na casa dos 50%.


Mais positivo ainda é o fato de que, em Santa Catarina, os consumidores pretendem gastar mais com a compra do presente. De acordo com as informações da Fecomércio SC, os catarinenses têm uma intenção de gasto médio de R$ 194,77 neste Dia dos Pais. Isso representa um crescimento nominal de 6% em relação ao valor de R$ 183,66, registrado no ano anterior.

 
Agora, no Dia dos Pais 2023, 46,1% dos consumidores catarinenses consideram que a situação financeira pessoal melhorou em relação ao ano passado. Isso contribui para o aumento da intenção de gasto, ao lado do cenário mais favorável na economia.


No entanto, o preço dos produtos é um diferencial ainda mais requisitado nas compras deste ano. A maior parte dos catarinenses vai comprar o presente de Dia dos Pais na véspera, conforme aponta a Fecomércio SC.


Só para saber: comprarão na semana da data: 55%; comprarão na véspera: 21,6%; e comprarão no dia 13 de agosto: 5,1%.  Então, o início de mês promete ser movimentado no comércio, especialmente porque o consumidor prefere as lojas de rua, tanto para a pesquisa de preço quanto para a compra. Para todos, bons negócios! Ainda sobre a data, em nome de toda a Diretoria, desejamos aos papais um abraço forte e caloroso; PAI, três letrinhas que representam o alicerce da família e o apoio na educação e gestão do lar.