Tempo de leitura: 2 minutos

É sempre surpreendente como os economistas podem errar. Doze meses atrás, a maioria dos economistas de bancos e operadoras crédito, de institutos, enfim, pintaram um quadro sombrio de 2023 e parece que algo aconteceu…

Esperávamos uma economia estagnada, uma inflação persistente, um déficit orçamentário crescente e nenhuma tentativa séria de reforma. Os ataques do Presidente ao Banco Central devido às altas taxas de juros também renderam baixas na taxa Selic, apesar das tentativas de encher as estatais de políticos que também resultaram numa grande desconfiança da comunidade empresarial em relação ao seu governo. Mas o resultado, foi bem diferente…

O Brasil cresceu 3% neste ano (em vez de 0,8%). A inflação caiu no final do ano e agora está dentro da meta do Banco Central. O nível de desemprego é o mais baixo desde 2014, e a taxa de emprego fixo está mais alta do que há muito tempo. E o Brasil obteve um enorme superávit comercial, ou seja, exportou mais do que importou.

2024 está aí, agora é arregaçar as mangas e continuar construindo, para crescer, fazer a economia andar e criar empregos e renda. “Será um início de ano bom para o comércio, com muito movimento financeiro, comparado a anos anteriores, digo isso com a medida adotada pelo ministro Haddad, quando deu limites ao gasto no cartão quando do pagamento do rotativo, no cartão de crédito. Destaco que será uma oportunidade para oferecermos produtos e serviços, mantermos nossos negócios e contribuir para o desenvolvimento das famílias catarinenses e da sociedade de uma forma geral, afirma o presidente Marcelo May Philippi. Paulino de Melo Wagner, vice-presidente do Sindilojas, diz que “já enfrentou e conheceu no país problemas mais graves, como os planos econômicos Color I e II, a desvalorização da moeda frente ao dólar e até uma super inflação, tudo no mesmo ano, e que hoje nossos problemas são fáceis de contornar e passíveis de solução, como diz nosso presidente, vamos arregaçar as mangas e trabalhar, o sucesso dos nossos negócios, só depende do suor do nosso trabalho”, finaliza.