Tempo de leitura: < 1 minuto

Um novo ano começando e o verão cada vez mais movimentado. Em um estado turístico como Santa Catarina, a estação mais quente do ano pode significar a abertura de vagas de trabalho temporárias nas empresas. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio Santa Catarina, com a alta de contratações ao longo de 2022 – foram mais de 115 mil novas vagas -, apenas 27% das empresas entrevistadas pretendem abrir vagas para trabalhos temporários.

Em comparação à temporada passada, 33% dos que contratarão temporariamente terão de empregar a mesma quantidade de colaboradores, enquanto 26,9% terão que empregar mais do que o ano anterior. Apesar do baixo índice, as empresas pretendem contratar em torno de 4,2 novos funcionários temporários e as chances de estes serem efetivados é de 50,9%.

“2022 foi um ano de retomada e muitas empresas conseguiram fazer uma quantidade considerável de contratações. Dessa forma, os trabalhos temporários durante o verão acabam diminuindo, se tornando justificável esses números apurados pela Fecomércio. Acredita-se que ao longo do tempo haja uma normalização e teremos mais espaço para que novas vagas de emprego sejam abertas, sejam fixas ou temporárias”, analisa Marcelo May Philippi, presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região.