Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 20 de novembro inicia a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 e a participação da Seleção Brasileira de Futebol é aguardada por todos os brasileiros apaixonados pelo futebol.

O Sindilojas de Florianópolis e Região esclarece que nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol as empresas do comércio varejista-lojista poderão funcionar normalmente ou organizar horários especiais para que os seus empregados consigam assistir aos jogos.

A cláusula COMPENSAÇÃO DE HORAS DURANTE OS JOGOS DA COPA DO MUNDO prevista na CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2022/2023 autoriza que as horas de trabalho liberadas durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol poderão, a exclusivo critério do empregador, serem descontadas de eventual saldo positivo de horas existentes no banco de horas ou compensadas pelo empregado em até 60 (sessenta) dias, contados a partir das 13h00 do dia 26/12/2022.

No comércio de rua as horas liberadas nos dias dos jogos da Seleção não poderão ser compensadas no dia 31/12/2022, após as 13h00, e nos comércios localizados em shoppings centers as horas liberadas não poderão ser compensadas no dia 31/12/2022, após as 17h00.

Assim, visando o bom relacionamento entre empregador e empregado, as empresas representadas pelo Sindilojas de Florianópolis e Região poderão, por mera liberalidade e de acordo com seu exclusivo interesse, valer-se das seguintes alternativas nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol:

  1. Disponibilizar televisores para que os empregados assistam aos jogos durante o expediente na empresa, sem interrupção das atividades;
  2. Interromper suas atividades e liberar os empregados para assistirem aos jogos nas dependências da empresa ou fora dela, determinando o retorno ao trabalho logo após o término dos jogos, sendo as horas liberadas compensadas na forma prevista no instrumento coletivo;
  3. Liberar seus empregados para assistirem aos jogos fora da loja, sem exigir o retorno após o término dos jogos, sendo as horas liberadas compensadas na forma prevista no instrumento coletivo.

Confira as datas dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo Fifa Qatar 2022:

24 de novembro (quinta-feira), às 16h: Brasil X Sérvia

28 de novembro (segunda-feira), às 13h: Brasil X Suíça

02 de dezembro (sexta-feira), às 16h: Camarões X Brasil