Tempo de leitura: 2 minutos

Quando o assunto é Imposto de Renda, todo mundo quer fugir do leão. O que poucos sabem, entretanto, é que podem destinar parte de seus impostos para incentivar projetos sociais que auxiliam crianças, adolescentes e idosos em Santa Catarina.

A destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas para os fundos municipais e estaduais, é uma importante ferramenta de doação e arrecadação de recursos para financiamento de projetos sociais do terceiro setor, ao declarar opte pela doação e consulte seu contador para saber mais, precisamos fortalecer essa causa e estimular a cultura da doação com a destinação de parte do Imposto de Renda para o financiamento de projetos sociais através dos fundos municipais e estaduais da criança e do adolescente e do fundo do idoso.

O potencial de arrecadação de recursos em Santa Catarina ultrapassa R$ 250 milhões anualmente, cuja origem é o direcionamento de até 6% do imposto de renda para fundos municipais ou estaduais de defesa de direitos. Este número refere-se apenas à destinação de pessoas físicas no ato da declaração do imposto, conforme dados de 2022 do MMFDH – Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Uma campanha promovida pelo Instituto Amigo do Leão foi promovida e a iniciativa conta com apoio de instituições e empresas catarinenses que reconhecem o valor e a importância dessa causa. Estão engajados na realização do evento as empresas Engie, Portonave, Portobello, Porto de Itapoá, Sicoob, Giassi, Combo Atacadista e FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. São apoiadores institucionais a FECAM – Federação de Municípios Catarinenses, SESCON Blumenau – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, CRC SC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina entre outros.