Tempo de leitura: 2 minutos

Em Florianópolis, pelo menos até a próxima quarta-feira (23), prova ainda está proibida

Portaria nº 708 divulgada na última sexta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde autorizou a prova de roupas no comércio para regiões que apresentem Risco Potencial Alto (cor amarela) e Risco Potencial Moderado (cor azul) na Avaliação de Risco Potencial para Covid-19.

Contudo, as lojas deverão continuar seguindo as medidas sanitárias por parte dos estabelecimentos. Entre as medidas, disponibilizar cartazes nos provadores orientando a obrigatoriedade do uso da máscara durante toda a prova de roupas; controlar o acesso aos provadores a fim de evitar aglomerações e assegurar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, e respeitar o tempo necessário à desinfecção.

Além disso, os lojistas devem disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas/sanitizantes para higienização das mãos dos clientes na entrada e na saída dos provadores; os provadores – e as cortinas, se houver, deverão ser desinfectados com álcool gel 70% a cada uso do provador.

Ainda conforme o decreto, as roupas deverão ser limpas após a prova ou a devolução do cliente. A limpeza deve ser feita com a passadeira a vapor. Em último caso, será necessário assegurar o período mínimo de aeração de 48 horas a 72 horas.

Em Floripa, proibição continua

Em Florianópolis, a prova de roupas ainda está proibida porque a cidade está em Risco Potencial Alto (cor laranja). Na próxima quarta-feira (23), haverá nova atualização do mapa de risco, e a situação pode ser alterada na Capital.