Tempo de leitura: 2 minutos

Encontro ocorreu no Sindilojas na manhã do último dia 10

Trabalho em feriados, descanso semanal remunerado, horário no período natalino, quebra de caixa, contrato intermitente, rescisão contratual, repouso semanal do comissionista, banco de horas, intervalo intrajornada, contratos de experiência e exames médicos ocupacionais foram alguns dos temas tratados na segunda reunião preparatória para a negociação coletiva 2019/2020, realizada pelo Sindilojas de Florianópolis e Região na manhã da última segunda-feira (10).

O encontro contou com a presença de representantes varejistas da Grande Florianópolis que, previamente, enviaram suas propostas para serem debatidas durante a reunião. Além disso, foram apresentadas as perspectivas para a negociação deste ano, e esclarecidas dúvidas trazidas pela reforma trabalhista. “Essa reunião colaborou para conhecermos as reais necessidades dos lojistas”, considera André Luiz de Oliveira, Assessor Jurídico do Sindilojas.

Entre as empresas que enviaram representantes para a reunião estavam a Studio Z, Milium, Cassol, Balaroti, Mario Joalheiro, Riachuelo, C&A, Renner, Tok & Stok, Decathlon e Petz, além do Beiramar Shopping, do Floripa Shopping, da Associação de Lojistas do Floripa Shopping e do CDL de Florianópolis.

“Estes encontros são fundamentais para que possamos nos organizar enquanto categoria. Com a reforma trabalhista a negociação coletiva se tornou ainda mais importante. Não dá para o varejo patronal chegar à mesa de negociação despreparado”, considera Fernando Paulo Martins, gerente jurídico da Studio Z.

“O Beiramar Shopping esteve na reunião para representar os lojistas, também pela boa relação que tem com o Sindilojas. É imprescindível que estejamos com uma pauta de negociação bem estruturada para as negociações que se aproximam”, explica Walther Biselli, gerente executivo.

O Sindilojas fará as alterações na proposta discutidas durante a reunião e enviará por e-mail aos representantes das empresas do comércio varejista para avaliação. Uma próxima assembleia será agendada para a aprovação da pauta.