Tempo de leitura: 2 minutos

Presidente do sindicato tem cumprido intensa agenda de eventos em Florianópolis

O presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região, Paulino de Melo Wagner, tem cumprido intensa agenda de eventos na Capital. Em setembro, participou de palestras e debates cujos temas interessam muito a classe varejista e o fortalecimento da categoria. Confira abaixo um pouco do que foi tratado em cada um dos encontros:

 

Painel com o deputado Jerônimo Georgen

Promovido pela Fecomércio SC em 20 de setembro, às vésperas da sanção, o evento contou com a presença do relator da MP da Liberdade Econômica (MP 881/2019), deputado Jerônimo Georgen. Ele espera que a partir da sanção presidencial haja abertura de mais de 4 milhões de vagas de emprego, alta de 0,7% no PIB per capita, queda na judicialização, formalização do mercado e abertura de novos negócios.

Para Santa Catarina, a estimativa é de que as medidas criarão cerca de 180 mil empregos e que o PIB per capita poderá ser elevado em até 0,5% ao ano. “A intenção da MP é desburocratizar e soltar amarras para o dia a dia do empresário. O governo vem trabalhando nisso. Vai dar mais liberdade, credibilidade e confiança. Vai confiar na palavra do investidor”, ressalta Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas.

 

Reunião extraordinária da vice-presidência da Fecomércio SC

O vice-presidente regional da Fecomércio SC, Marcelo May Philippi, convocou os presidentes dos Sindilojas da região para que os empresários se conheçam e discutam temas relevantes à categoria. “A nova legislação trabalhista e as convenções trabalhistas estiveram na pauta. A partir de agora, vamos formar uma comissão para que consigamos tornar o comércio varejista ainda mais forte”, relata o presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região.

 

Presidente da Câmara dos Deputados na Alesc

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, no último dia 30 de agosto. Na pauta, as reformas que tramitam no Congresso, além do novo pacto federativo e a destinações do fundo da Petrobras para as questões ambientais da Amazônia. No evento, o deputado, que é crítico à recriação da CPMF, defendeu a simplificação tributária com a unificação de impostos e alíquotas estaduais “muito parecidas, por causa da competitividade”.

Para Maia, a simplificação dos impostos, no entanto, não significa necessariamente diminuição da carga tributária, que só seria possível com medidas profundas. “Na teoria, o deputado falou muito sobre o que os empresários gostariam de ouvir. Os presidentes da Fiesc e da Fecomércio SC foram muito oportunos e enfatizaram os sentimentos da categoria. Agora vamos esperar para que as promessas sejam cumpridas”, ressalta Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas.