Tempo de leitura: 2 minutos

A reunião entre os representantes sindicais das empresas e dos trabalhadores foi para tratar das negociações coletivas da categoria econômica do comércio varejista de Florianópolis e região, para o período 2023/2024.

Essa negociação entre sindicatos ocorre todos os anos, próxima a data base da categoria que é 1º de setembro, a fim de atualizar as condições econômicas e sociais aplicáveis às relações individuais de trabalho.

É por meio da convenção coletiva de trabalho que se determina o piso salarial e os deveres e direitos de cada trabalhador e empregador do setor.

O art. 611-A da CLT prevê que a convenção coletiva de trabalho tem prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuser sobre:

I – pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais;

II – banco de horas anual;

III – intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;

IV – adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE), de que trata a Lei no 13.189, de 19 de novembro de 2015;

V – plano de cargos, salários e funções compatíveis com a condição pessoal do empregado, bem como identificação dos cargos que se enquadram como funções de confiança;

VI – regulamento empresarial;

VII – representante dos trabalhadores no local de trabalho;

VIII – teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente;

IX – remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração por desempenho individual;

X – modalidade de registro de jornada de trabalho;

XI – troca do dia de feriado;

XII – enquadramento do grau de insalubridade;

XIII – prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia das autoridades competentes do Ministério do Trabalho;

XIV – prêmios de incentivo em bens ou serviços, eventualmente concedidos em programas de incentivo;

XV – participação nos lucros ou resultados da empresa.

No próximo dia 03/08 o SINDILOJAS realizará assembleia geral com seus representados, para deliberar sobre as pautas das negociações 2023/2024 (veja o edital).

Uma nova reunião foi agendada entre as entidades sindicais para o dia 15/08/2023, às 10:00 horas, na sede SINDILOJAS de Florianópolis e Região, com o objetivo de dar início às negociações.