Tempo de leitura: 2 minutos

Encontro contou com a participação de empresários da Grande Florianópolis

Representantes varejistas da Grande Florianópolis participaram na manhã desta segunda-feira, 20 de maio, da primeira reunião preparatória da negociação coletiva 2019-2020 realizada pelo Sindilojas de Florianópolis e Região. O encontro teve o objetivo de apresentar as perspectivas para a negociação deste ano, além de esclarecer dúvidas sobre as mudanças trazidas pela reforma trabalhista.

 “Nossa proposta é reunir nesse encontro as principais carências e dificuldades dos varejistas e chegar na negociação com uma pauta fundamentada nas reais necessidades do lojista”, considera André Luiz de Oliveira, Assessor Jurídico do Sindilojas.

Entre as empresas que enviaram representantes para a reunião estavam a Studio Z, Milium, Calvin Klein, Pernambucanas, C&A, Decathlon, Tok&Stok, Koerich, Renner e Prodoctor, além do Beiramar Shopping, do Floripa Shopping, e da Associação de Lojistas do Floripa Shopping e do CDL de Florianópolis. “O Floripa Shopping sempre tem a preocupação com os pequenos lojistas, que têm equipes pequenas. Nossa intenção ao participar das reuniões prévias do Sindilojas é encontrar um meio termo para todos, grandes e pequenos”, explica Luiz Magni, tesoureiro da Associação de Lojistas do Floripa Shopping e proprietário da Livraria Nobel.

Para Jocelito Custoroni, gerente financeiro do Floripa Shopping, é importante ser associado e fazer parte deste tipo de encontro para saber o que está acontecendo. “Estamos sempre acompanhando os lojistas para que as melhores decisões sejam tomadas”, esclarece.

Também com relação à participação do lojista nas atividades sindicais, o representante de Relações Sindicais da Milium, Fábio Canellas, ressalta: “Precisamos saber as cláusulas que estão na mesa de negociação porque tudo o que for colocado na convenção coletiva vai impactar as empresas e os colaboradores. É preciso estar junto. Não adianta reclamar depois se você não se envolveu nas negociações”, diz ele, que participa das negociações coletivas nas 29 cidades onde ficam as 60 lojas da empresa.

Os empresários, shoppings e centros comerciais ficaram de reunir e enviar as principais necessidades e dificuldades até o dia 5 de junho. A próxima reunião dos empresários está marcada para o dia 10 de junho, às 9h30, na sede do Sindilojas.